A Escola
“Senador João Bosco” em parceria com a UEA, desenvolveu com os alunos do 2º ano
03 uma oficina de leitura sobre toadas de boi bumbá. A oficina foi aplicada
pela graduanda Carly Anny Barros Figueiredo
e auxiliada pelo professor da disciplina Venicio Garcia. Durante a oficina os alunos trabalharam o tema: Toada, um dos elementos do Festival
Folclórico responsável pela divulgação e difusão da disputa dos bumbás.
Analisaram que as toadas de Caprichoso e Garantido apresentam
lendas, rituais, e figuras típicas amazônicas com dramatizações e que as toadas
têm a função de conduzir o fio narrativo das apresentações dos bumbás.
As toadas analisadas foram: Caprichoso - Pescador da Vida dos Compositores de Hugo Levy/Silvio
Camaleão/Neil Armstrong, ano 2003; Garantido - Pescadoras de Doações dos Compositores:
Rozinaldo Carneiro/Aldson Leão, ano 2004.
Historicamente
as toadas passaram a ser gravadas em cd a partir de1995 e que só eram tocadas
nas rádios no Amazonas e Pará. Na capital
do Estado, o ritmo contagiava os currais e aguçava curiosidade das pessoas que
queriam ver a apresentação no Bumbódromo. Em nível nacional e internacional a
toada “Tic, tic, tá” fez sucesso na França, em programas de Tvs (sudeste)
cantadas por Carrapicho.
Através da
toada o Festival Folclórico de Parintins foi reconhecido nacional e
internacionalmente e o Amazonas ganhou um gênero musical próprio. Segundo
Nogueira “a toada foi modificada para atender o mercado fonográfico; acompanhou
a festa que se transformou em produto de massa” (NOGUEIRA, 2008, 40). È
interessante observar que os 1ºs. Compositores não participam das gravações
dos cds, pois cantam de modo simples e romanceado. Não existe bibliografia que
fale da toada de Boi-Bumbá de Parintins.
A partir desse estudo, foi possível observar como é a visão do caboclo
ribeirinho no que tange a vida cotidiana do homem amazônico. Muitas vezes
romanciada e outras vezes mostram esse homem na realidade, a toada de boi bumbá
tenta dar uma identidade.
Foi de grande valor a parceria entre a Escola Senador João Bosco e a
Universidade do Estado do Amazonas-UEA- cuja finalidade desse projeto fora a
valorização da cultura musical de nossa gente.
Professor:Venicio
Garcia.
Toadas analisadas
Pescadoras de Doações - Boi Garantido - 2004
Composição: Rozinaldo Carneiro/Aldson Leão
Na verde mansão dos deuses
A realeza é um simples rio Onde o sol despeja raios brilhantes Prateando as suas ondas que dançam As canções do vento que alimentam esperanças Refletidas no sorriso das crianças ribeirinhas Pescadoras de doações Que se ariscam sempre ao desafio De colher os presentes lançados Nas correntezas de um rio Que é a vida e sustento desse povo bravio Da Amazônia que encanta este imenso Brasil Pra navegar tem que se ter coragem Sobreviver tem que lutar Vem da tradição dos viajantes Que navegam nessas águas protegidos pela fé Um belo e solidário gesto de amor De quem segue seu destino, mas que em "Breves" voltará Trazendo na bagagem uma nova esperança Garantindo o amanhã dessas crianças ribeirinhas. |
Pescador
da Vida
(Caprichoso - 2003)
(Composição
de Hugo Levy/Silvio Camaleão/Neil Armstrong)
Rio
Amazonas
Presente da natureza Em suas águas a certeza Do sustento e do pão Pescador ribeirinho agradece Água que dos Andes desce Corrente da vida , minha paixão Tarrafa , anzol De linha comprida Pescador pescando a vida Curumim é preciso criar Curimatá , farinha e o tambaqui Piracema de sardinha O sabor do mapará Aruanã, bodó e pimenta murupi Vai popeando caboclo Pro banzeiro não alagar De olho no peixe Não abusa da garrafa Não vai se tontear, olha já ! Não carca, nem rema No lance da tarrafa Tu ainda vai me derrubar, olha já! |
Toada: Significados
1)
Houaiss (2001, 2727): “designação atribuída a qualquer cantiga de melodia
simples e monótona; de texto geralmente curto com estrofe e refrão; trata de
religião, natureza, fatos e figuras da história do Brasil”.
3)
Regulamento do Festival (2010), é “suporte musical para o espetáculo, o elo
entre individualidade e grupo”.
2)
Dicionário do Folclore Brasileiro (2001, 685), Câmara Cascudo, reconhece que a
toada “não tem o caráter definido [...]. Talvez porque, [...] reflita as
peculiaridades musicais próprias”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário