Avisos

Projeto Ensino Médio Inovador - PROEMI - por um currículo que valorize a Educação Integral.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

As calorias dos alimentos e a prática no JB


O aniversário de uma aluna do 2º 01, vespertino foi o ponto de partida para que o professor de química Fernando de Oliveira Cruz explorasse com os alunos a medição de calorias dentro de sala de aula com os alunos.
Foi calculado o consumo de alimentos ricos em calorias como a pizza, bolo, hot – dog, cremes, mas pobres para uma alimentação saudáveis, esses alimentos foram comparados com as frutas e sucos que possuem baixos valores calóricos e ricos em carboidratos, vitaminas etc. nas proporções necessárias para uma ingestão diária.
Nessa aula foi possível trabalhar as quantidades energéticas dos alimentos, dietas necessárias para uma alimentação diária, leituras e discussões de rótulos em Kcal e Cal como quilocalorias, além de conceitos e conversões de unidades, mostrando para os alunos como podem trabalhar a termoquímica no dia-a-dia.
Numa dieta balanceada, a quantidade de energia contida nos alimentos ingeridos deve ser igual a necessária para a manutenção do nosso organismo. Ela é considerada saudável quando contém uma quantidade suficiente de proteínas, carboidratos, lipídeos, sais minerais etc. Quando ingerimos uma quantidade de alimento superior a necessária o excesso será transformado em gorduras, provocando um aumento de massa que tende a se acumular, o que está acontecendo na maioria das alimentações do povo brasileiro, que sem uma educação alimentar tende a aumentar a obesidade no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário