Avisos

Projeto Ensino Médio Inovador - PROEMI - por um currículo que valorize a Educação Integral.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Escola Estadual “Senador João Bosco”, trabalha a linha do tempo para a compreensão da História da Independência política do Brasil.


Para ajudar o entendimento dos alunos dos 2ºs anos sobre o processo de emancipação política do Brasil, a professora de História Lucineli Góes, trabalhou com os alunos de forma dinâmica a linha do tempo.
Os alunos foram divididos em seis grupos distintos, cada grupo recebeu quatro datas diferentes para pesquisar, as datas estavam relacionadas com a História do Brasil. Após a pesquisa os grupos deveriam apresentar aos colegas o resultado da pesquisa, a forma de apresentação ficou a critério da criatividade dos grupos.
O ponto de partida para o trabalho foi o desobediência de Portugal ao Bloqueio Continental decretado por Napoleão Bonaparte em 1806, que desencadeou a fuga da Família Real portuguesa para o Brasil em 1808. A Chegada da Família Real marca o início do processo de independência política do Brasil, que tem seu ponto culminante em 1822.
O resultado foi muito bom, pois os grupos capricharam nas apresentações e aprenderam que o processo de independência política do Brasil esta relacionado com uma conjuntura de fatos internos e externos que possibilitaram as condições necessárias para a separação entre Brasil e Portugal.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário