Avisos

Projeto Ensino Médio Inovador - PROEMI - por um currículo que valorize a Educação Integral.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Aula de Biologia Nº 01 - Os Vertebrados

Um dos conteúdos trabalhados pelos alunos dos 3ºs anos, sob a regência da professora de Biologia Euridicy Batista é o Reino dos animais, especificamente os Vertebrados.
Com a pesquisa elaborada os alunos descobriram que existe cerca de 50 mil espécies de vertebrados. As espécies variam em tamanho, forma, hábitos e vivem em diversos habitats, desde o fundo dos oceanos até ao topo das montanhas e que a diversidade dos vertebrados é produto de centenas de milhões de anos de evolução.
Cientificamente os vertebrados antigos eram animais aquáticos primitivos parentes das lampreias (peixe petromizonídeo). Não possuíam mandíbulas (estrutura que articula e permite o movimento de mastigação) e apresentavam uma grossa carapaça óssea que os envolvia completamente.
Hoje, a ciência defende que os peixes ósseos atuais são originários de peixes sem mandíbula. Acredita-se, que dos peixes ósseos surgiram os anfíbios, e destes nasceram os répteis. Os répteis originaram as aves e os mamíferos.
A ocupação efetiva do ambiente terrestre aconteceu com os répteis, graças a algumas características desses animais, como: o ovo com casca (que protege o embrião da desidratação), a pele seca e os pulmões mais eficientes.
A forma de apresentação ficou a critério dos alunos, que colocaram a criatividade em prática para mostra o resultado do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário