Avisos

Projeto Ensino Médio Inovador - PROEMI - por um currículo que valorize a Educação Integral.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A Física e bola



Para potencializar as aulas de física o Professor Danismar Martins, explorou com os alunos do 1º ano 01 matutino, o esporte que eles mais gostam o futebol.
Num jogo de futebol, os jogadores exercem forças na bola, as forças traduzem a interação entre os corpos e podem ser exercidas por contato ou à distância. Quando o jogador dá um pontapé na bola, fazendo com que ela mude de direção, aplica-lhe uma força de contato, ou seja, há uma interação entre o pé e a bola. À ação do jogador sobre a bola corresponde sempre uma reação igual e oposta que a bola exerce no jogador.

Quando se chuta uma bola, ela adquire uma dada velocidade. Os alunos cronometraram o tempo que a bola levou para percorrer tal distância. Com os dados obtidos calculou-se a velocidade média da bola.

Uma bola em movimento no ar está sujeita a forças aerodinâmicas causadas pela pressão e viscosidade do meio, como a força de arrasto e a força de sustentação. Para medir a velocidade de subida e de descida da bola, ou seja, movimento horizontal e vertical. Os alunos anotaram o tempo de subida e de descida, mais a distância horizontal em relação à posição inicial da bola. Os dados coletados possibilitaram a verificação da velocidade inicial da bola e a altura máxima atingida na velocidade horizontal.

A velocidade máxima que jogadores profissionais conseguem dar à bola é da ordem 25 a 30 m/s, podendo atingir os 35 m/s. Portanto, a bola de futebol ultrapassa a velocidade de crise muitas vezes durante uma partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário