Filosofia
DA ESCOLA
A Escola Estadual Senador João Bosco Ramos de Lima tem
como filosofia, a busca contínua por uma pedagogia voltada para a construção da
autonomia do aluno, respeitando as diferenças, favorecendo o desenvolvimento e
a valorização das habilidades e competências.
É no respeito às diferenças que a escola busca
adequar-se a educação inclusiva e procurando responder às necessidades
de aprendizagem dos jovens com o olhar específico naqueles que são vulneráveis
à marginalização e exclusão. Nesta
perspectiva, a escola busca acolher jovens, independente de suas condições
físicas, intelectuais, sociais, emocionais, lingüísticas e outras, representa a
possibilidade de combater a exclusão e responder as especificidades dos alunos.
Missão:
Aprimoramento
da eficiência e da qualidade da educação pública a fim de torná-la cada vez
mais democrática e formadora de cidadãos preparados para o trabalho e para o
pleno exercício da cidadania.
Visão:
De Sociedade - A ação do homem
sobre a natureza é uma ação coletiva, não acontece por parte de um único
indivíduo, mas sim por parte de grupos organizados onde a relação do homem com
seu semelhante constituirá a prática social. A escola pretende assegurar um
ensino de qualidade, garantindo o acesso e permanência dos alunos, formando
cidadãos críticos e participativos, capazes de agir na transformação da
sociedade.
De Mundo -
No seu viver, o homem se relaciona com a natureza, com os outros homens e
consigo mesmo. Essas características fazem dele um ser de relações
fundamentalmente práticas que se processarão através de ações, operações,
intervenções, sempre no intuito de garantir a sobrevivência numa troca
ininterrupta de elementos naturais entre o seu corpo e a natureza ambiental. A
escola estimulará o aluno a refletir, criticar e escolher alternativas, usando
a criatividade-sensibilidade para ajustar-se ao ambiente natural e social.
Do Conhecimento -
É necessário a busca constante do conhecimento e questionar o já existente onde
a interpretação, análise, extrapolação, síntese e avaliação possam conduzir
alunos e professores a assumir atitude interdisciplinar e de pesquisa,
superando a visão dicotômica entre teoria e prática.
De Escola - Ambiente
facilitador do processo de ensino-aprendizagem onde o aluno possa inovar e não
simplesmente repetir o que outras gerações já tenham feito, a fim de fomentar
uma aprendizagem significativa, construindo novos conceitos pautados nos
princípios da Gestão Participativa, onde todos os envolvidos no processo são
responsáveis pela otimização dos serviços que oferecemos.
Valores:
A educação em valores permeia os dispositivos da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pode ser observada à primeira leitura
do artigo 2º, que, ao definir a educação como dever da família e do Estado,
afirma que a mesma é inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de
solidariedade humana, tendo por finalidade o pleno desenvolvimento do educando,
seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Sendo assim, na Escola Estadual “Senador João Bosco
Ramos de Lima”, a educação em valores estará presente em todas as disciplinas
do currículo escolar. Para educar em valores, o professor organizará seu plano
de ensino em atividades lúdicas, reflexivas e conceituais sobre temas
transversais agregando a estes os valores necessários para a formação de nossos
alunos. Os valores a serem trabalhados são os seguintes:
Responsabilidade - diz
respeito ao cumprimento dos deveres
e obrigações dos membros da comunidade escolar para com a Instituição em geral;
Solidariedade – seguimos
aqui as palavras de João Paulo II na
sua Carta Encíclica “Solicitude Social da Igreja” (1987) no n.º 38 que a define
como a “determinação firme e perseverante de se empenhar pelo bem comum, ou
seja, pelo bem de todos e de cada um, porque todos nós somos verdadeiramente
responsáveis por todos”;
Igualdade – concebemos a igualdade como um conceito sempre em construção,
podendo ser considerada como uma garantia de imparcialidade e um critério de
razoabilidade na aplicação da justiça;
Tolerância – é
o exercício necessário para se conquistar a sabedoria. Onde todos possam ser
plenamente respeitados e respeitadores das diferenças humanas;
Respeito – seguir
os princípios da dignidade humana e da empatia, fundamentos de toda a ética.
É trabalhando esses valores que a Escola Estadual “senador João
Bosco” trabalha os quatro pilares da educação por entender que no mundo, os
métodos pedagógicos são renovados, em razão da conquista do conhecimento nas
suas diferentes áreas. A psicologia infantil tem contribuído para o mais
profundo e claro entendimento em torno das possibilidades de aprendizagem,
ensejando novas técnicas para a educação. Essa prática pedagógica mostra que a
educação deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais,
que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer,
indica o interesse, a abertura para conhecimento, que verdadeiramente liberta
da ignorância; aprender a fazer, mostra a coragem de executar, de correr
riscos, de errar mesmo na busca de acertar; aprender a conviver, aqui temos o
desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de
fraternidade como caminho do entendimento e, finalmente; aprender a ser, visto,
talvez, como o mais importante, por explicitar aí o papel do cidadão e o
objetivo de viver.
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