Avisos

Projeto Ensino Médio Inovador - PROEMI - por um currículo que valorize a Educação Integral.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Oficina de Peteca JB







A professora de Educação Física Hellene Marinho promoveu uma oficina para ensinar os alunos dos 1os anos do E.M a confeccionar peteca. Essa atividade faz parte do desenvolvimento do projeto História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Escola.
Peteca é o nome dado a um artefato esportivo, utilizado no jogo também chamado "Peteca", de origem indígena-brasileira. A Peteca tem uma base que concentra a maior parte de seu peso geralmente feito de borracha, e uma extensão mais leve, geralmente feita de penas naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilíbrio ou orientar sua trajetória no ar quando arremessada.
A Peteca era muito utilizada pelos índios como atividade esportiva para ganho de aquecimento corporal durante o inverno. O jogo de Peteca guarda certa semelhança com o voleibol, pelo fato de se jogar dividido por uma rede. O elemento principal do jogo é a peteca, que se golpeia com a mão.
A popularidade da peteca como jogo de tempo livre tem crescido constantemente em alguns países europeus, como a Alemanha, onde, para o esporte, existem três federações diferentes.
O Esporte
O jogo consiste em dois ou mais participantes, utilizando-se as mãos, onde a peteca é arremessada ao ar de um jogador para o outro, evitando que a mesma toque o solo numa área definida. É um esporte praticado em várias regiões do Brasil, e tem como origem o estado de Minas Gerais, proveniente dos índios que habitavam aquela região, que utilizavam tocos de madeira e palha amarrados a penas de aves, arremessando o artefato entre si como forma de diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário