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quarta-feira, 16 de maio de 2012

A migração nordestina e suas influências na cultura amazonense

    Este ano, a temática da VIII Mostra de Gestão da Escola Senador João Bosco vai ser A migração nordestina e suas influências na cultura amazonense.
      Por muito tempo, o determinismo geográfico cerceou o homem nordestino e o aprisionou a uma vida de privação e sofrimento. Empreenderam-se, portanto, as buscas de melhoria, de trabalho e de oportunidades em outras regiões, o Sudeste e o Norte, principalmente. No Amazonas, em decorrência de ciclos econômicos, como o da borracha, e também das políticas de ocupação do território empreendidas pelos governos militares pós 1964, o nordestino imprimiu sua marca no comércio, na língua, na cultura.
      Hoje, exemplos desta nordestina influência, tão rica quanto importante, podem também ser observados no cotidiano de cidades como Parintins. No comércio tem-se certo predomínio de migrantes nordestinos e seus descendentes, transformando e especializando áreas da cidade, como é o caso da Travessa João Melo. Além disso, foram responsáveis também pela contribuição ao vocabulário local com expressões características, aliadas a uma prosódia inconfundível, tornando a norma urbana parintinense muito mais diversificada e rica. Além disso, herdamos do nordestino manifestações culturais e artísticas que, transformadas e agregando-lhe elementos locais, hoje são nossa identidade e com elas nos apresentamos mundo afora: o boi-bumbá.
     Portanto, proporcionar aos alunos condições para apreender a realidade atual entendendo-a como uma categoria em permanente construção, identificando suas implicações históricas, geográficas, lingüísticas e artísticas, e olhá-la com mais acuidade, valorizá-la, sentir-se participante e responsável por ela é, sem dúvida, uma tarefa da escola. Assim, a presente proposta elege a migração nordestina e suas diferentes contribuições e influências na configuração da cultura amazônica, especialmente da parintinense, como objeto de estudos interdisciplinares ao longo do ano letivo de 2012, a que convirjam, não exclusivamente, mas principalmente, os históricos, os geográficos, os lingüísticos e os artísticos.


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