Avisos

Projeto Ensino Médio Inovador - PROEMI - por um currículo que valorize a Educação Integral.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Aula de Biologia Nº 03 - Extração de DNA

Um dos conteúdos de biologia para serem estudados pelos alunos dos 1º anos está o conhecimento do DNA. A prfessosra de biologia Euridicy Batista fez com os alunos o trabalho laboral de extração do DNA usando como experiência o fígado de boi e a cebola.
Toda a informação necessária para criar um organismo encontra-se no DNA. Esta molécula é usada durante o período de vida de um organismo para fornecer instruções para milhões de processos celulares que ocorrem constantemente.
Para estudar o modo como essas informações são comunicadas à célula os cientista isolaram o DNA e estudaram o modo de interação do DNA com as proteínas e RNAs.
Este trabalho laboratorial usa um processo de isolamento do DNA separado-o dos outros componentes celulares. As células são fragmentadas e o DNA separado do conteúdo lipídico das membranas da célula e dos organitos. Em seguida o DNA foi separado das proteínas.
Pode-se realizar um procedimento para extração de DNA com coisas comuns da cozinha. Nesta atividade se utiliza procedimentos e instrumentos muito simples para a observação DNA, de proteínas e de RNA, possibilita a visualização do conteúdo nuclear, sob a forma de filamentos brancos.
O trabalho experimental permite uma introdução à genética laboratorial, que tem como principais objetivos: Mostrar o aspecto do DNA, como ele pode ser encontrado em todos os tipos de células e debater e aprofundar questões científicas relacionadas com genética laboratorial.
Esta proposta orienta os alunos na extração do DNA a partir de células de tecidos do fígado de boi e da cebola. As substâncias utilizadas podem ser facilmente adquiridas, o trabalho experimental pode ser feito num período de apenas 40 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário