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Projeto Ensino Médio Inovador - PROEMI - por um currículo que valorize a Educação Integral.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

PRÊMIO FERAS DO BOSCO



A Escola “Senador João Bosco” tem como símbolo tradicional uma pantera negra, muito presente, inclusive, nas bandeiras das torcidas organizadas por ocasião dos Jogos Escolares. Este ano, com o objetivo de incentivar ainda mais o desempenho dos alunos, foi instituído o Prêmio “Feras do Bosco”, cujo troféu é exatamente uma pantera em resina sobre madeira, simbolizando a força, a dedicação, a valentia e o destemor dos vencedores, que, na verdade, para merecê-lo têm que ser verdadeiras “feras” nos estudos. Além do troféu, receberão também um casaco com o nome da escola, a pantera, o nome do prêmio e o nome do aluno ganhador bordados.
A escolha dos alunos premiados obedece unicamente aos pontos do semestre, conforme classificação fornecida pelo SIGEAM, Sistema Informatizado de Gestão Escolar do Amazonas. Conforme estes critérios, os alunos FERAS DO BOSCO de 2013 foram: Raynara Fonseca dos Santos (3º Ano 1, Matutino): 39,34; Valéria Santos da Silva (3º Ano 1 Matutino) : 38,55; e Wanderson Brito Mota (3º Ano 1 Vespertino): 38,48.

Parabéns, feras, mantenham este desempenho na vida, e, assim, já antevemos um futuro de conquistas!!!

É Medalha de Prata na Olimpíada Brasileira de Química e Ouro na Parintinense de Matemática



A Escola Senador João Bosco parabeniza com muito orgulho a aluna Kamayra Gomes Mendes por ter sido "Medalha de Prata" na OBQ (Olimpíada Brasileira de Química) na Modalidade B (Ensino Médio) e Medalha de ouro na Olimpíada Parintinense de Matemática.

"Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível!"
Charles Chaplin

“A história por trás das toadas dos anos 20 aos 50”

PROJETO JOÃO BOSCO – FAPEAM

O referido projeto tem como objetivo principal, conhecer as motivações para se compor as toadas da década de 20 a 50, assim como resgatar as histórias que as registram e preservá-las para as futuras gerações, ajudando a manter viva a memória da maior manifestação cultural de Parintins.
Ele também pretende despertar nos alunos o gosto pela pesquisa, a vontade de conhecer os fatos que influenciaram tais composições, assim como motivá-los a entender o processo de evolução da cultura desse lugar através da história.


O projeto é desenvolvido na Escola Estadual “Senador João Bosco”, tem como Coordenadora a professora Carla Joseane A. Maciel, alunos bolsistas do 3º ano - Ensino Médio: Aline Garcia, Elinelson Lima, Kamayra Mendes, Letícia Gomes, Raynara Santos e apoio técnico Ângela Cruz.


















“Bairro da União: a ocupação das margens do Macurany e os impactos ambientais como objeto de análise das aulas de Biologia”































Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.
A partir de observações realizadas, os ecossistemas aquáticos da cidade de Parintins incorporam, ao longo do tempo, substâncias provenientes de processos naturais, sem nenhuma contribuição humana, em concentrações raramente elevadas que, no entanto, podem afetar o comportamento químico da água e seus usos mais relevantes.
A execução desta proposta visa identificar os impactos ambientais relacionados aos resíduos oriundos da fisiologia humana e atividades domésticas no Bairro da União na cidade de Parintins.

O projeto é desenvolvido na Escola Estadual “Senador João Bosco”, tem como Coordenadora a professora Ana Lucia Martins, alunos bolsistas do 3º ano - Ensino Médio: Ana Paula Rocha, Dália Oliveira, Gabriel Gomes, Kamily Oliveira, Wanderson Brito Mota e apoio técnico Zilma Seade. 


“Alimentos Industrializados: um estudo sobre hábitos alimentares entre alunos”









Projetos Fapeam (PCE) Parintins.

Este projeto busca-se investigar causas e consequências do consumo de alimentos industrializados para a saúde dos alunos. A execução do projeto promovera a formação de hábitos alimentares saudáveis e a apreensão de conhecimentos sobre alimentação e nutrição pelos alunos bolsistas. Possibilitara a estes alunos a compreensão dos efeitos dos hábitos alimentares no processo digestório humano. O desenvolvimento do projeto privilegia o estudo da Unidade de Ensino Biologia Molecular, especialmente as substâncias orgânicas carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos. A iniciação cientifica contribuirá para a formação de cidadãos comprometidos, críticos e participativos no processo sócio-político-cultural do nosso país.
Portanto, a necessidade de entender que nossa alimentação muito afastada das leis da Natureza, aceita esses alimentos industrializados que podem trazer uma série de desequilíbrios nutricionais pelo consumo excessivo de gorduras saturadas e trans, alta ingestão de sódio e baixo consumo de potássio, consumo excessivo de calorias, diminuição da ingestão de alimentos ricos em carboidratos complexos e em fibras e, ainda os produtos químicos como: corantes, aromatizantes, conservantes, antioxidantes e dentre outros, comprometendo a nossa saúde e do Meio Ambiente.


O projeto é desenvolvido na Escola Estadual “Senador João Bosco”, tem como Coordenadora a professora Euridicy Lima Batista. Alunos bolsistas: Giovanna Guimarães Azevedo, Hermes Rômulo de Araújo Pessoa Filho, Lucas Mathias Souza Paulain e Thalita Abecassis Bentes e apoio técnico Gilmara de Sousa Amaral.