Avisos

Projeto Ensino Médio Inovador - PROEMI - por um currículo que valorize a Educação Integral.

quinta-feira, 21 de março de 2013

NOVA AÇÃO SUSTENTÁVEL.












Mais uma ação do Projeto Minha Escola Sustentável foi realizada sábado, 16 de março. Os alunos da Escola Senador João Bosco, sob orientação dos professores Lúcio e Jocifran, iniciaram as pilhas de resíduos para produção de composto orgânico. A fim de acelerar o processo de decomposição, as folhas das mangueiras que caíram naturalmente foram trituradas, o capim resultante da limpeza do terreno foi empilhado e misturado com o material triturado, ao qual se juntarão as sobras da cozinha da escola, buscando-se a proporção 60:40. Após a maturação, o produto das composteiras será usado na horta evitando-se a queima ou o descarte habitual que iria contribuir para a pressão sobre a lixeira pública. Desta forma, busca-se uma educação plena e comprometida com os problemas que afligem a sociedade atual.

terça-feira, 12 de março de 2013

Homenagem às Mulheres da Escola Senador João Bosco










Mulher...
Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...
Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...
Feliz Dia Internacional da Mulher!
(Anônimo)

Projeto Minha Escola Sustentável





















Na 6ª feira dia 08, aconteceu no auditório da Escola Senador João Bosco turno matutino às 10:40h e Vespertino às 16:00h uma importante reunião com os Monitores que participam do Projeto Minha Escola Sustentável. A Monitora Líder Raynara Fonseca dos Santos 3º 01 reuniu todos os monitores como forma de incentivar a participação, o envolvimento e o compromisso de todos. Houve momentos de discussão sobre o tema e troca de ideias que poderão ser trabalhadas com todos os estudantes do educandário no decorrer do ano de 2013. À tarde o Monitor Líder Dalmir Rolin 2º 02 realizou o mesmo trabalho.
"É com muito orgulho que vemos nossos jovens estudantes envolvidos na escola, principalmente desenvolvendo atividades que irão melhorar a aprendizagem e o convívio de todos na Comunidade Escolar. Já podemos observar mudanças quantos ao nosso ambiente escolar e até em suas residências", comenta a Professora Maria do Carmo.

Reunião do PCE





Conforme o cronograma previsto, os coordenadores dos projetos do PCE da Escola João Bosco reuniram os pais e responsáveis dos alunos bolsistas para exposição dos projetos, suas respectivas ações e o tempo necessário para realização das pesquisas. Desta forma, todos ficaram cientes e reconheceram a importância na formação intelectual dos alunos participantes. 

Oficinas do Projeto Minha Escola Sustentável










Às segundas e quartas-feiras, pela manhã e pela tarde, estão sendo realizadas na Escola Senador João Bosco as oficinas de artesanato com resíduos sólidos previstas nas ações do Projeto Minha Escola Sustentável, integrante do PROEMI (Programa Ensino Médio Inovador). Participam cinquenta alunos-monitores que estarão futuramente liderando as ações do projeto na escola, uma vez que um dos principais objetivos, além da tomada de consciência dos problemas socioambientais e suas possíveis soluções, é incentivar o protagonismo juvenil. Com as atividades previstas, pretende-se incentivar o cuidado com o ambiente escolar, o consumo consciente, a importância do reuso dos materiais (artesanato, compostagem), a reciclagem e a destinação adequada dos rejeitos. Assim, inserimos as ações desenvolvidas na realidade da comunidade, já que enfrentamos em Parintins sérios problemas com a produção de lixo que é de maneira ultrapassada e nociva ao ambiente depositado sem critério algum na lixeira municipal. Está na hora de mudar! Está na hora de fazermos uma educação comprometida de fato com a vida!