Avisos

Projeto Ensino Médio Inovador - PROEMI - por um currículo que valorize a Educação Integral.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Aula de Biologia Nº 01 - Os Vertebrados

Um dos conteúdos trabalhados pelos alunos dos 3ºs anos, sob a regência da professora de Biologia Euridicy Batista é o Reino dos animais, especificamente os Vertebrados.
Com a pesquisa elaborada os alunos descobriram que existe cerca de 50 mil espécies de vertebrados. As espécies variam em tamanho, forma, hábitos e vivem em diversos habitats, desde o fundo dos oceanos até ao topo das montanhas e que a diversidade dos vertebrados é produto de centenas de milhões de anos de evolução.
Cientificamente os vertebrados antigos eram animais aquáticos primitivos parentes das lampreias (peixe petromizonídeo). Não possuíam mandíbulas (estrutura que articula e permite o movimento de mastigação) e apresentavam uma grossa carapaça óssea que os envolvia completamente.
Hoje, a ciência defende que os peixes ósseos atuais são originários de peixes sem mandíbula. Acredita-se, que dos peixes ósseos surgiram os anfíbios, e destes nasceram os répteis. Os répteis originaram as aves e os mamíferos.
A ocupação efetiva do ambiente terrestre aconteceu com os répteis, graças a algumas características desses animais, como: o ovo com casca (que protege o embrião da desidratação), a pele seca e os pulmões mais eficientes.
A forma de apresentação ficou a critério dos alunos, que colocaram a criatividade em prática para mostra o resultado do trabalho.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Oficina de Leitura de Toada de Boi Bumbá

A Escola “Senador João Bosco” em parceria com a UEA, desenvolveu com os alunos do 2º ano 03 uma oficina de leitura sobre toadas de boi bumbá. A oficina foi aplicada pela graduanda Carly Anny Barros Figueiredo e auxiliada pelo professor da disciplina Venicio Garcia. Durante a oficina os alunos trabalharam o tema: Toada, um dos elementos do Festival Folclórico responsável pela divulgação e difusão da disputa dos bumbás.
Analisaram que as toadas de Caprichoso e Garantido apresentam lendas, rituais, e figuras típicas amazônicas com dramatizações e que as toadas têm a função de conduzir o fio narrativo das apresentações dos bumbás.
As toadas analisadas foram: Caprichoso - Pescador da Vida dos Compositores de Hugo Levy/Silvio Camaleão/Neil Armstrong, ano 2003; Garantido - Pescadoras de Doações dos Compositores: Rozinaldo Carneiro/Aldson Leão, ano 2004.
Historicamente as toadas passaram a ser gravadas em cd a partir de1995 e que só eram tocadas nas rádios no Amazonas e Pará. Na capital do Estado, o ritmo contagiava os currais e aguçava curiosidade das pessoas que queriam ver a apresentação no Bumbódromo. Em nível nacional e internacional a toada “Tic, tic, tá” fez sucesso na França, em programas de Tvs (sudeste) cantadas por Carrapicho.
Através da toada o Festival Folclórico de Parintins foi reconhecido nacional e internacionalmente e o Amazonas ganhou um gênero musical próprio. Segundo Nogueira “a toada foi modificada para atender o mercado fonográfico; acompanhou a festa que se transformou em produto de massa” (NOGUEIRA, 2008, 40). È interessante observar que os 1ºs. Compositores não participam das gravações dos cds, pois cantam de modo simples e romanceado. Não existe bibliografia que fale da toada de Boi-Bumbá de Parintins.
A partir desse estudo, foi possível observar como é a visão do caboclo ribeirinho no que tange a vida cotidiana do homem amazônico. Muitas vezes romanciada e outras vezes mostram esse homem na realidade, a toada de boi bumbá tenta dar uma identidade.
Foi de grande valor a parceria entre a Escola Senador João Bosco e a Universidade do Estado do Amazonas-UEA- cuja finalidade desse projeto fora a valorização da cultura musical de nossa gente.
Professor:Venicio Garcia.

Toadas analisadas
Pescadoras de Doações - Boi Garantido - 2004
Composição: Rozinaldo Carneiro/Aldson Leão

 Na verde mansão dos deuses
A realeza é um simples rio
Onde o sol despeja raios brilhantes
Prateando as suas ondas que dançam
As canções do vento que alimentam esperanças
Refletidas no sorriso das crianças ribeirinhas
Pescadoras de doações
Que se ariscam sempre ao desafio
De colher os presentes lançados
Nas correntezas de um rio
Que é a vida e sustento desse povo bravio
Da Amazônia
que encanta este imenso Brasil
Pra navegar tem que se ter coragem
Sobreviver tem que lutar
Vem da tradição dos viajantes
Que navegam nessas águas protegidos pela fé
Um belo e solidário gesto de amor
De quem segue seu destino, mas que em "Breves" voltará
Trazendo na bagagem uma nova esperança
Garantindo o amanhã dessas crianças ribeirinhas.

Pescador da Vida (Caprichoso - 2003)
(Composição de Hugo Levy/Silvio Camaleão/Neil Armstrong)

Rio Amazonas
Presente da natureza
Em suas águas a certeza
Do sustento e do pão

Pescador ribeirinho agradece
Água que dos Andes desce
Corrente da vida , minha paixão

Tarrafa , anzol
De linha comprida
Pescador pescando a vida
Curumim é preciso criar
Curimatá , farinha e o tambaqui
Piracema de sardinha
O sabor do mapará
Aruanã, bodó e pimenta murupi

Vai popeando
caboclo
Pro
banzeiro não alagar
De olho no peixe
Não abusa da garrafa
Não vai se tontear, olha já !
Não carca, nem rema
No lance da tarrafa
Tu ainda vai me derrubar, olha já!



Toada: Significados
1) Houaiss (2001, 2727): “designação atribuída a qualquer cantiga de melodia simples e monótona; de texto geralmente curto com estrofe e refrão; trata de religião, natureza, fatos e figuras da história do Brasil”.
3) Regulamento do Festival (2010), é “suporte musical para o espetáculo, o elo entre individualidade e grupo”.
2) Dicionário do Folclore Brasileiro (2001, 685), Câmara Cascudo, reconhece que a toada “não tem o caráter definido [...]. Talvez porque, [...] reflita as peculiaridades musicais próprias”.